Atualmente, segundo minhas observações, tenho notado que não há como estabelecer uma regra generalista sobre o que leva as pessoas a decidirem uma compra, e sim um conjunto de argumentos que são divididos em maior ou menor proporção conforme o produto que está a venda.
Assim, minha tabela de argumentos para a decisão de uma compra transita nos seguintes sentimentos das pessoas:
2 - Prazer: você compra algo, ou opta por um determinado produto, porque ele te dá prazer, seja através do sabor, conforto, cheiro, etc;
3 - Status: você compra algo, ou decide por determinada marca ou modelo, porque aquilo te faz sentir-se melhor, orgulhoso consigo mesmo;
4 - Inveja: você compra algo, mesmo que não necessite daquilo, para provocar inveja em seus amigos e vizinhos.
Assim, o ato da compra é incrivelmente variável segundo algumas diferenças sociais, culturais, econômicas e individuais, e essa é a beleza do marketing: montar o quebra-cabeça para decidir como obter mais sucesso nas vendas de determinado produto, em determinado lugar para um público específico e com sentimentos distintos.
Daí em diante basta identificar qual público e de que regiões é potencialmente consumidor do seu produto (segundo seus sentimentos projetados para aquele produto), quais são os veículos de comunicação mais indicados para se chegar a esse público e qual o estilo de mensagem é mais impactante a ele.
Muito boa a matéria!
ResponderExcluirAdriano ja achei interessante a matéria logo no começo quando vi a imagem desta "maquina" no pensamento do Beckham, e fazendo a leitura total, tenho quase certeza que hoje em dia, fazemos os atos da compra mais pelo status, mais pelo que hoje em dia esta na moda e que vai me trazer uma melhor imagem, apesar que também compramos por necessidade, mais creio e reafirmo que hoje em dia compramos coisas pelo que elas são e não pra que vão me servir, lembrando que na grande maioria alguma delas vão me servir e muito, mais gastamos quase que sem precisar e ter necessidade, só pelo fato de eu estar tendo o que voce tem, ou o que o meu vizinho tem, um artista, jogador, que uma pessoa de um elevado capital tenha! Victor Molina( Quartetto)
ResponderExcluirIf you are going for finest contents like myself,
ResponderExcluironly go to see this site everyday since it presents feature contents, thanks
Also visit my page ; préstamos rápidos