segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Timidez pode ser apenas uma demonstração de insegurança

Você é tímido? Apesar de dizer SIM, provavelmente não é... Conversando com um amigo um dia desses sobre a timidez de algumas crianças, sem querer fomos nos aprofundando no assunto e percebendo que algumas formas de insegurança são justificadas pelo simpático a aceitável termo "timidez".

Segundo o dicionário Aurélio os sinônimos para tímido são "que tem temor", "acanhado", "vergonhoso" e "frouxo". Ora, vejo que para todos esses termos, na prática você NÃO É, mas ESTÁ tímido para determinada situação, em determinado momento, diante de determinadas pessoas. Sendo assim a timidez é um estado momentâneo, o qual cabe somente a você superar.

E na sua vida cotidiana pessoal e profissional, vale a pena aceitar que você é tímido? Não. Dizer-se tímido é uma forma de auto defesa para justificar sua insegurança, inoperância, incapacidade e até falta de força de vontade para vencer alguma barreira.

Se você não tem coragem de aproximar-se de uma garota para iniciar um relacionamento, você está inseguro sobre si mesmo. Talvez motivado por algum complexo, alguma frustração passada ou até mesmo a falta de habilidade sobre o que dizer e como desenvolver um diálogo, faz você afirmar e justificar para si mesmo sua timidez. Esse e outros exemplos onde você precisa tomar uma iniciativa para seu próprio benefício precisa ser superado com muita força de vontade, coragem e humildade para aceitar uma possível negação ou derrota.

Para superar a timidez, basta um propósito e preparo.

Se em uma entrevista de emprego você disser que um de seus pontos a melhorar é a timidez, estará dizendo ao entrevistador que és inseguro e de pouca iniciativa para seus próprios objetivos.

Vença a timidez acreditando mais em si mesmo, não tenha medo do fracasso ou do fiasco; não tenha medo do que as pessoas vão pensar sobre você. Na melhor das hipóteses, se não arriscares, já estará sendo mal falado como uma pessoa tímida. Então encerre essa fase de "tímido" e inicie uma fase de arrojado.

- " Nossa, como ele canta mal!". Mas pelo menos você se sujeitou a cantar, e quando menos esperar terá aprendido a cantar bem.
- "Nossa, como ele se sai mal nas entrevistas de emprego". Mas pelo menos você foi às entrevistas, e quando menos esperar já terá desenvolvido habilidade para encantar um entrevistador e ser contratado.
- "Nossa, como ele joga mal". Mas pelo menos você arrumou alguém com quem jogar, e quando menos esperar terá aprendido a jogar bem.

E assim a vida segue. Trate a sua timidez como uma forma de preguiça e falta de iniciativa: se você não procurar melhorar naquilo que se sente inseguro e não começar a "dar a cara pra bater", sempre será um perdedor. Sim você será lembrado como alguém tímido, mas principalmente será um perdedor, pois terá deixado de conquistar muitas coisas boas para você mesmo porque não correu atrás, não encarou o problema. Aquilo que não conquistar, alguém terá conquistado em seu lugar, alguém vencedor.

Portanto, nunca mais diga "sou tímido". De hoje em diante seja um desbravador, veja em quais situações sente-se tímido e busque os meios de aperfeiçoar suas fraquezas para superar a timidez e vencer mais um obstáculo. Você é CAPAZ de muitas coisas, mas conquistá-las só depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua crítica e sua opinião!