sábado, 3 de julho de 2010

Seleção brasileira pode afastar patrocinadores do futebol


É nítido e claro que a seleção entregou o jogo no segundo tempo contra a Holanda, e isso não é coisa que um time com a tradição e força da seleção brasileira deixe acontecer numa quarta de final de Copa do Mundo.

Se eu fosse um dos patrocinadores, como Itaú, Extra, Vivo, Seara, Volkswagen e Ambev, pediria à CBF reparação por prejuízo institucional à marca, pois é uma vergonha estampar a camisa de uma farsa e ser conivente com essa palhaçada, fazendo propaganda e divulgando seu apoio à seleção. Apóiam essa seleção? Suas marcas combinam com o que apresentou nossa seleção em campo?

Nem ia comentar nada sobre a desclassificação do Brasil, não merecem que eu perca meu tempo com eles, mas precisava de um desabafo de conteúdo empresarial para questionar: a atitude da seleção brasileira não cria uma mancha na ferramenta de comunicação chamada Marketing Esportivo?

A postura da seleção não pode afastar os patrocinadores do futebol brasileiro e promover uma queda de qualidade técnica no esporte que é a paixão nacional? Nossos campeonatos vão ficar com menos dinheiro, reter e contratar menos craques e vamos entrar naquele clima de ressaca, dependendo de descartes do velho mundo para tentar promover algum espetáculo nas quatro linhas de nossos estádios.

Futebol é negócio, depende de dinheiro dos outros, e se nós tirarmos o seu brilho o negócio deixará de ser interessante para quem investe nele... e as consequências disso é o futebolzinho xôxo e sem graça que já tivemos o desprazer de ver tantas vezes por aqui.

Saudações a todos, e que vença essa Copa quem tem mais brio!!!

6 comentários:

  1. Adriano, concordo que hoje em dia o futebol é um negócio, mas discordo da sua visão de "corte", porque na medida que uma grande marca dessas se propõe a apoiar um time, deve verificar o andamento deste e, principalmente, no início. Até para quem não é fã e não entende muita coisa sobre o jogo em si tem consciência de que esse time não ganharia nem pelada de favela. Desde o início dava para ver isso. Sou carioca da gema, moro no Rio e aqui se comenta muito, há muitas notícias sempre e o Dunga sempre foi criticado e não era como Parreira: criticado mas bom. Era diferente. Defendi o técnico contra o "enxame/massacre" promovido pela Globo que perdeu sua majestade, não gostou, não engoliu e simplesmente deve estar por trás de muuuuita coisa. Não tenho provas, não posso falar. Mas tenho minha inteligência e capacidade perceptiva.

    Itaú e afins que contratem assessores de marketing do marketing. Ninguém é santo.

    A propos: esava vendo Argentina e Alemanha agora.

    ops, cheguei a escrever Brasil no lugar de Argentina. ahahah Aliás, até para quem não gosta e não costuma ver jogos de futebol é nítida a superioridade desses dois times se compararmos ao Brasilzão! ;-) Bom fim de semana pra tu!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, o Itaú deveria pagar melhor seus funcionários que vivem fazendo greve na agência da Carioca (estação de metrô no centro do Rio) e falando inúmeras verdades a respeito da "fantasia dos donos". Tá, vão dizer que uma coisa não tem a ver com a outra, mas para mim tem. E deveria rolar uns milhões a menos; quem sabe assim eles não vão lutar mais, se entrosar mais para fazer gol e não deixar um povo sofrido esperando mais 4 anos?! Tenho muita raiva disso. Ao mesmo tempo, o que penso está lá no meu blogue. Acho que um time europeu vence de novo. E por questões políticas. Uruguai já ganhou prêmio de consolação. Pode ser também que em 2014 nem dê Brasil e sim Argentina. Cruzes.. mas...

    ResponderExcluir
  3. Olá,Adriano!

    Se esta fuga acontecesse seria muito bacana.
    Uma coisa é ter sua marca agregrada ao que é a poesia do futebol brasileiro,outra,juntar-se a um 'falso' futebol.

    Li seu texto no blog da Rafa(madrinha...rs).Muito bom!ssrsrsr

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gisela, eu só acho uma sacanagem a CBF usar a seleção como ferramenta de manobra junto a Fifa, pois nada me tira da cabeça que a canarinho é ponto alto do Ibope de uma copa, e que alí tem sim negociações pra lá de milionárias sobre o andamento das coisas.

    Mas como fica a Brahma, que investiu milhões para dizer que sua marca é igual a seleção no jargão "eu sou guerreiro"? Ao final da Copa, como seguirá sua campanha, caso tenha contrato de exploração de imagem da seleção?

    Eu tenho vergonha de vestir a camisa de uma seleção de mercenários, esse tipo de patriotismo não me traz orgulho nenhum, e ela não representa a minha pátria, a minha bandeira.

    E o Itaú... faz por merecer, como você bem viu.

    Carol, obrigado por prestigiar sempre nosso blog e o da madrinha, rsrsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Com certeza você tem razão nessa parte mas eu não tô por dentro dessas negociatas da CBF. Explica isso direito, "ferramenta de manobra". No mais, penso meio assim nessas coisas de dinheiro/negócios e uso os seguintes ditados (mas sem levar totalmente à risca.. hihi):

    - onde há fumaça há fogo
    - um dia da caça, outro do caçador
    - para existir malandro tem que existir otário
    - vampiro só entra se for convidado

    A primeira se aplica às minhas desconfianças. O segundo é publicidade/tiro pela culatra. Terceiro é a questão do dinheiro da publicidade; os jogadores já receberam e vão continuar a receber, a não ser que haja umca cláusula no contrato que permita uma intervenção séria da empresa mais da agência.

    E a do vampiro... digamos que serve para tudo na vida! ;-)))

    Explica aí que eu tô confusa! Essas partes não são da "minha alçada isoldense", cê sabe.
    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Aguenta que agora vem a Copa no Brasil... ai, ai, ai...

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!